Descrição do curso

Na Classificação Brasileira de Ocupações, o Assistente de Marketing faz parte da família dos agentes, assistentes e auxiliares administrativos, com oportunidades de trabalho nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas dos segmentos de produção e de serviços, em Empresas de pequeno, médio e grande porte que possuem o setor de Marketing. O ensino médio completo e o curso básico de qualificação profissional são fundamentais para exercer atividades nessa família de ocupação. Dentre as atividades desempenhadas, elencamos basicamente as seguintes:

  • Atuar no processo de criação e produção de produtos e serviços
  • Dar suporte no fluxo de produção do material de propaganda e divulgação, desenvolvendo a ideia, apresentando à área de criação e propaganda e, providenciando a sua distribuição
  • Atuar nos processos de planejamento, execução e criação de estratégias de marketing da empresa
  • Atuar nos fluxos de gestão das informações estratégicas de mercado
  • Dar suporte nas rotinas a fim de estabelecer, prospectar novos negócios e manter o relacionamento com parceiros já existentes
  • Dar suporte e apoio direto a equipe de criação e área comercial para realizar e desenvolver novos projetos
  • Atuar nas análises referentes às atividades de marketing, envolvendo campanhas promocionais e publicitárias, lançamento de produtos, participações em feiras e exposições, eventos promocionais e institucionais e outros.

OBJETIVO:
O objetivo do Curso de Qualificação profissional para Assistente de Marketing é formar as competências necessárias para que os cursistas sejam capazes de atuar como auxiliar nas rotinas do setor de Marketing.

Disciplinas

  • Organização Empresarial
  • Estratégias de Marketing
  • Métricas de marketing
  • Trade Marketing

Organização Empresarial

No curso "Organização Empresarial", o aluno irá: compreender a constituição e organização das empresas como um todo, seus recursos humanos e processos gerenciais; irá compreender os conceitos e definições sobre os produtos e serviços, seu marketing e vendas, além de entender como se organiza a gestão financeira e contábil de uma empresa; aprenderá como se processam as compras empresariais, a comunicação organizacional e a informatização dos processos gerenciais, aplicando as teorias da administração à empresa como um todo; será capaz de aplicar os conceitos e definições para a competitividade da empresa no contexto global, envolvendo especificamente a qualidade e suas certificações internacionais, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

Estratégias de Marketing

No curso "Estratégias de Marketing", o aluno irá aprender sobre: Decisões de Produtos. Conceitos de produto. Desenvolvimento e Gerenciamento de produtos. Marketing de Serviços e de organizações sem fins lucrativos. Decisões de distribuição. Canais de marketing. Gestão da cadeia de suprimentos. Varejo. Estratégias de promoção e de comunicações. Comunicação Integrada de Marketing. Publicidade e Relações Públicas. Promoção de Vendas e Venda pessoal. Decisões de Preço, conceito de precificação e decisão do preço correto.

Métricas de marketing

No curso "Métricas de Marketing", o aluno irá aprender sobre: Métricas do marketing, como item fundamental para os que atuam na área do marketing, já que são diversas as ferramentas de métricas abordadas nessa disciplina às quais facilitam as tomadas de decisões dos responsáveis com relação às melhores estratégias que poderão ser desenvolvidas no planejamento de marketing com o objetivo de sucesso no mercado.

Trade Marketing

No curso "Trade Marketing", o aluno irá aprender sobre: A coordenação dos canais de distribuição (desde a origem até o consumidor final), utilizando processos como a seleção estratégica de canais de distribuição e o relacionamento com os membros dos canais. O aluno tomará conhecimento de conceitos, ferramentas e tendências da gestão de canais, abordando aspectos como distribuição física e eletrônica, gerenciamento de categorias, trade marketing e redes colaborativas.