Descrição do curso

Na Classificação Brasileira de Ocupações, o Assistente de Departamento Pessoal faz parte da família dos agentes, assistentes e auxiliares administrativos, com oportunidades de trabalho nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas dos segmentos de produção e de serviços, em Empresas de pequeno, médio e grande porte cuja quantidade de empregados demande a formação do Setor de Departamento de Pessoal, também conhecido como DP. O ensino médio completo e o curso básico de qualificação profissional são fundamentais para exercer atividades nessa família de ocupação. Dentre as atividades desempenhadas, elencamos basicamente as seguintes:

  • Atuar no fechamento da folha de pagamento
  • Organizar documentação para o fluxo de recolhimento de imposto de renda
  • Atuar no fluxo de informação da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e GEFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social)
  • Atuar no atendimento aos clientes
  • Organizar arquivos
  • Atuar no fluxo da folha de pagamento, rescisões, férias, recolhimento de contribuições e outras atividades ligadas a registros e controles de pessoal
  • Atuar na manutenção e atualização do cadastro de funcionários
  • Atuar nos fluxos de gestão de benefícios em atividades como: vale-transporte, auxílio alimentação, assistência odontológica e saúde, planos de incentivo, refeitório e atividades sociais
  • Atuar na organização de controle do registro de ponto (eletrônico) dos funcionários, realizando os lançamentos na folha de pagamento e para o sistema de banco de horas
  • Atuar na apuração de banco de horas e informar o saldo via relatório para os gestores
  • Atuar com preposto em homologação de rescisão de contrato
  • Atender ao público interno
  • Atuar no processo de admissão.

OBJETIVO:
O objetivo do Curso de Qualificação profissional para Assistente de Departamento Pessoal é formar as competências necessárias para que os cursistas sejam capazes de atuar como auxiliar nas rotinas do setor de Departamento Pessoal.

Disciplinas

  • Organização Empresarial
  • Gestão de Departamento Pessoal
  • Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional

Organização Empresarial

No curso "Organização Empresarial", o aluno irá: compreender a constituição e organização das empresas como um todo, seus recursos humanos e processos gerenciais; irá compreender os conceitos e definições sobre os produtos e serviços, seu marketing e vendas, além de entender como se organiza a gestão financeira e contábil de uma empresa; aprenderá como se processam as compras empresariais, a comunicação organizacional e a informatização dos processos gerenciais, aplicando as teorias da administração à empresa como um todo; será capaz de aplicar os conceitos e definições para a competitividade da empresa no contexto global, envolvendo especificamente a qualidade e suas certificações internacionais, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

Gestão de Departamento Pessoal

No curso "Gestão de Departamento Pessoal", o aluno irá aprender sobre: Conhecimento sobre Folha de Pagamento. Formas de Contrato de Trabalho: documentos exigidos por lei e registro do empregado. Adições e Benefícios que os empregados têm direito e opções pelo empregador. Descontos de impostos obrigatórios por lei e permitidos por lei. Cálculos Trabalhistas de admissão e rescisão de contrato de trabalho.

Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional

No curso "Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional", o aluno irá aprender sobre: Histórico. Preceitos Constitucionais de Proteção ao Trabalho. OIT – Convenções e Recomendações Internacionais do Trabalho. Estudo do Capítulo V da CLT. Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego e Legislação Complementar. Legislação Previdenciária – Introdução ao estudo das normas e suas atualizações. Nova Legislação pertinente – Decreto e Instruções Normativas Vigentes. Atribuições do Tecnólogo. Estudo das normas regulamentadoras e legislação complementar. Responsabilidade civil do acidente de trabalho. Legislação ambiental. Educação para o autocuidado.