Descrição do curso

Na Classificação Brasileira de Ocupações, o Assistente de Comércio Exterior faz parte da família dos agentes, assistentes e auxiliares administrativos, com oportunidades de trabalho nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas dos segmentos de produção e de serviços, atuando no acompanhamento de processos de importação e exportação. O ensino médio completo e o curso básico de qualificação profissional são fundamentais para exercer atividades nessa família de ocupação. Dentre as atividades desempenhadas, elencamos basicamente as seguintes:

  • Atuar nos processos de controle de documentação e coordenação de registros por meio de despachante terceirizado.
  • Realizar o acompanhamento de cargas após desembaraço de importações.
  • Realizar lançamentos de dados no sistema utilizado pela empresa.
  • Elaborar relatórios de acompanhamento de despesas de importação.
  • Receber solicitações de orçamento.
  • Solicitar orçamentos para exportador.
  • Controlar embarques.
  • Fazer análise de documentos de embarque de importação e exportação de peças e equipamentos.
  • Atuar com o acompanhamento de abertura de processos e cotações diversas.
  • Realizar follow-up com clientes.
  • Realizar acompanhamento de entrega da carga com documentação de importação e exportação.

  • OBJETIVO:
    O objetivo do curso de qualificação profissional para Assistente de Comércio Exterior é formar as competências necessárias para que os cursistas sejam capazes de atuar nos fluxos de gestão da documentação de importação e acompanhamento de todos os processos de comércio exterior realizados pela empresa.


    Disciplinas

    • Organização Empresarial
    • Marketing Eletrônico E Internacional
    • Direito Internacional E Comércio Exterior

    Organização Empresarial

    No curso "Organização Empresarial", o aluno irá: compreender a constituição e organização das empresas como um todo, seus recursos humanos e processos gerenciais; irá compreender os conceitos e definições sobre os produtos e serviços, seu marketing e vendas, além de entender como se organiza a gestão financeira e contábil de uma empresa; aprenderá como se processam as compras empresariais, a comunicação organizacional e a informatização dos processos gerenciais, aplicando as teorias da administração à empresa como um todo; será capaz de aplicar os conceitos e definições para a competitividade da empresa no contexto global, envolvendo especificamente a qualidade e suas certificações internacionais, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.